Lista dos 10 empresários mais influentes que iniciaram a carreira através do programa Impulso Jovem

Muito se fala, muita tinta corre nos jornais, muito byte nas redes sociais, muito cuspe em conversas sobre histórias mais ou menos anedóticas; nomeadamente entre os profissionais mais jovens mas também entre os sénior mais atentos, do rácio entre problemas contra vantagens dos Estágios Profissionais instituídos pelo nosso infame (dirão alguns) governo de Sócrates – que tantas escolas supersónicas construiu e ainda o acusam de ter enterrado o país. Enfim. Que culpa tem o tipo que os governos seguintes não saibam rentabilizar investimentos? As escolas são autênticas obras de arte e a falta de alunos para as ocupar fazem delas autênticos museus, usem o handicap em vosso bom proveito e façam visitas guiadas pelas nossas escolas aos turistas. Cobrem entradas a estudantes de economia para terem um contacto mais real com aquilo que não deve ser feito. Opções não vos faltarão com um petit peu de imaginação portanto parem de chorar um bocadinho. Como se existisse essa falta de chá. Como se!

Continuando, e voltando ao cerne da questão, que são os estágios profissionais. Começo apenas por deixar uma elucidativa definição sobre o que é o processo de estágio, leia-se

“Período durante o qual uma pessoa ou um grupo exerce uma actividade temporária com vista à sua formação ou aperfeiçoamento profissional. “estagio”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013″.

A medida de Sócrates foi um sucesso tal que foi re-inventada por outro iluminado nosso, Miguel Relvas, sobe o nome de Impulso Jovem. Portanto leia-se agora “estágio” + “jovem”.

Os mais cépticos continuam, mesmo depois deste breve esclarecimento de conceitos, a achar que os estágios profissionais / impulsos jovens, são apenas medidas para diminuir de gás as taxas de desemprego jovem. Que insolência. Ou o velho e dogmático discurso de que os patrões se aproveitam desta iniciativa sócio-capitalista (viram o que fiz aqui?) para renovar o seu stock de licenciados a cada primavera para nunca ter de efectivamente contratar ninguém e viver à sombra da bananeira que cresce dos impostos de cada um. Enfim, como se os patrões não tivessem coração e fossem, de facto, fazer isso, mesmo apesar de nada os impedir.

Portanto, e para acabar de vez com as dúvidas de que os Estágios Profissionais resultam de facto, deixamos a lista dos 10 empresários portugueses que atingiram o sucesso iniciando a sua carreira através do programa Impulso Jovem.

1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.

Don

relvas

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s